REVIEW | Divertida-mente (2015)

Finalmente vi o filme de animação de que todos falam. Divertida-mente foi uma das mais recentes criações Disney-Pixar, que fez as delícias dos espectadores e dos críticos de todo o mundo. Mas desengane-se o espectador que pensa que vai ver um filme para miúdos. O argumento, comovente e poderoso meio-termo, foca um dos assuntos mais em voga na sociedade actual: a depressão. 

Passando à história desta incrível animação. Vivemos aqui na mente de Riley, e convivemos com as suas emoções: Alegria, Tristeza, Raiva, Repulsa e Medo. Os diversos acontecimentos da vida de Riley são acompanhados por estas personagens, e Alegria vive determinada em fazer da rapariga uma criança feliz. Tudo muda quando Riley se muda com os pais para São Francisco, e a Tristeza passa a dominar os seus sentimentos, afectando as memórias-base. Cabe a Alegria e a Tristeza solucionar o problema, e fazer com que Riley volte a ser uma criança feliz. 

Dois pontos importantes a ter em conta então, com este filme. O primeiro é que, sem dúvida, este argumento não é para miúdos. Tentaram que fosse um pouco de psicologia explicada às crianças, ou a depressão explicada às crianças - mas poucas devem ser as crianças que percebem efectivamente de que se está aqui a falar. 

O segundo ponto é que há que ter em conta que este filme é de facto para crianças. Digo isto porque estava a levar o filme de tal maneira a sério que achei que o aparecimento de Bing Bong, o amigo imaginário de Riley, borrava ali um bocado a pintura (desculpem a expressão). E esta é só uma de muitas cenas que nos relembra que estamos de facto a ver um filme de animação destinado a um público específico (sem censuras, até porque adoro filmes de animação). 

A minha opinião geral é que é um excelente filme, com um bom argumento e personagens deliciosas. De notar é também a capacidade dos artistas que construíram o mundo da cabeça de Riley, e falando na animação em concreto, capta com precisão e brilhantismo a emoção da espécie humana (estava inspirada, OK?), que transfere na perfeição para a personificação dessas mesmas emoções - o que resulta em Alegria, Tristeza, Repulsa, Raiva e Medo. 

Divertida-mente é o favorito na corrida ao óscar de melhor filme de animação. E não é à toa. Recheado com um bom argumento, excelentes vozes e personagens deliciosas, é o filme de animação que agrada a gregos e a troianos. Mais para graúdos que para miúdos, Divertida-mente pode ainda levar para casa o óscar de melhor argumento original. 


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.