REVIEW | Room (2015)

Que coça emocional que acabei de levar. Escrevo estas linhas imediatamente após ver Room, um filme soberbo, fantástico, que devorei do princípio ao fim. Baseia-se originalmente no livro O Quarto de Jack, de Emma Donoghue. Com as performances deliciosas de Brie Larson e Jacob Tremblay, e um argumento poderoso, é exactamente o filme que toda a gente deve ver. 

Se me pedirem para classificar Room numa escala de um a dez, é fácil. Dez. O filme de Lenny Abahramson traz à vida a história de Jack e Joy. Joy foi raptada aos 17 anos, e violada repetidamente pelo seu captor. Jack já nasceu no Quarto, o nome dado por ambos ao barracão onde se encontram. Jack não conhece nada do mundo "lá fora", e juntos engendram um plano para sair do Quarto. Á partida, não parece especial, mas este é dos argumentos mais poderosos que já vi. E é especial, porque é envolvente

Talvez a coisa mais especial do filme seja Jacob Tremblay. O actor de 9 anos interpreta Jack, numa performance já de gente grande. Não é à toa que tem sido indicado para (e vencido) vários prémios, entre os quais um Critics Choice Award. O jovem actor brilha tão ou mais intensamente que Brie Larson, também ela uma revelação de 2015. Mas o segredo está na dupla. A relação mãe e filho que ambos interpretam é quase real - e torna-se a alma do filme

E agora a cinematografia. Não me vou alongar nisto, dado que não conheço o trabalho do realizador irlandês habilitado a levar o óscar para casa este ano. Em Room trabalhou a par com Danny Cohen, que também foi o cinematógrafo de A Rapariga Dinamarquesa (dois extremos opostos). Numa primeira análise a Room, certamente posso dizer que é mais uma dupla resulta bem. A sensação de claustrofobia que nos é transmitida enquanto Jack e Joy estão no Quarto é bem real - optaram por filmar com duas câmaras num espaço pequeno e fechado fabricado em estúdio. É fantástica a emoção transmitida pela lente desta dupla, que joga igualmente bem com os actores e o cenário. 

Brie Larson (Joy) está indicada para receber o óscar de melhor actriz. A cerimónia terá lugar no dia 28 de Fevereiro, no Dolby Theatre em Los Angeles. Recorde-se que a actriz de 26 anos já venceu o Globo de Ouro, o BAFTA e o SAG Award para melhor actriz com este filme. 


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.