REVIEW | Straight Outta Compton (2015)

O filme biográfico de F. Gary Gray consegue espalhar-se e ser adorado por muito mais que fãs de hip-hop. O argumento baseado em factos verídicos, uma banda sonora (e respectiva mistura de som) irrepreensível e prestações inacreditáveis de O'Shea Jackson Jr., Corey Hawkins, Jason Mitchell e Neil Brown Jr. conquista qualquer espectador. 

Nunca fui grande apreciadora de hip-hop, e por isso Straight Outta Compton não me conquistava à partida. Acabei por vê-lo duas vezes, a primeira em fascículos e a segunda absolutamente colada ao écran. E cheguei à conclusão que este é dos filmes mais underrated desta award season (e muito possivelmente no geral). Sendo um filme biográfico, acompanha a vida dos membros do grupo NWA, desde a sua formação até à completa revolução do estilo nos anos 80/90. São praticamente 10 anos de história enfiados em duas horas de filme (duas e meia para quem prefere o director's cut). 

Sendo um filme desta natureza, é difícil agradar o espectador à primeira vista, a menos que o mesmo tenha um grande interesse na história do hip-hop (o grupo é um marco essencial neste campo). Mas depois acaba por ser difícil não abanar a cabeça e gritar fuck the police ao ritmo da banda sonora incrível, e impossível ignorar as performances dos actores principais (e ainda de Paul Giamatti, que interpreta o manager do grupo).

É especialmente (e além da música) em O'Shea Jackson Jr. (que interpreta o papel do pai, Ice Cube), Corey Hawkins (Dr. Dre), Jason Mitchell (Eazy-E), Neil Brown Jr. (DJ Yella) e Aldis Hodge (MC Ren), que reside a alma do filme. Os actores brilham enquanto equipa, com especial destaque para Jason Mitchell, que acaba por ser também a personagem de destaque. A sua interpretação de Eazy-E, desde a sua ascenção, à sua queda e, por fim, à sua morte,  tem uma forte carga emocional que é facilmente transmitida aos espectadores, não podendo por isso ser ignorada. E este acaba por ser o ponto fulcral de Straight Outta Compton, e a razão principal que me fez acabar por gostar tanto do filme. 

Em termos mais técnicos, o cinematógrafo Matthew Libatique, nomeado para o óscar com o filme Black Swan em que trabalhou com o aclamado Darren Aronofsky, é o responsável pela fotografia do filme. Pessoalmente, sou de opinião que a opção pelo uso de luzes duras, fumos e cores mais "sujas" conferem ao filme a exacta textura e interpretação que ele precisa. Não é espectacular, mas é bom o suficiente para uma história e personagens que brilham por si só. 

Por fim, acho ainda que Straight Outta Compton é um dos filmes mais subvalorizados desta award season. Está indicado para o óscar de melhor argumento, apesar de ter interpretações merecidas de reconhecimento (quer por parte da academia, quer por outras guildes). Os motivos, esses, já os indiquei acima - acaba por ser um filme que toda a gente deveria ver. 


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