#CINÉFILOSEMAPUROS | Ir ou não ir ao cinema ?

Não hei de ser a primeira a discutir este assunto. E decerto estou longe de ser a última. A verdade é que hoje em dia as actividades culturais estão cada vez mais fora do bolso de muita gente. Ir ao museu é ao domingo de manhã, e ao cinema só mesmo aproveitando todos os descontos e mais alguns. Com os avanços da tecnologia (e da pirataria), temos acesso a bases de dados com milhares de filmes e séries - gratuitos, mas ilegais. No meio de tudo isto, impera a questão: vamos ou não vamos ao cinema ?

Ir ao cinema é (adivinhem só), das minhas actividades favoritas. Em tempos, lembro-me de ir ao cinema todos os fins de semana, ver todas as estreias - e até me lembro de ir a um velho cinema aqui da terra em que cada bilhete custava pouco mais de dois euros. Hoje, temos cinemas com 3D, IMAX, 4DX, e as mais avançadas tecnologias, sendo que obviamente o preço a pagar é bem mais caro

Sabemos que nos Cinemas NOS, por exemplo, o bilhete normal fica algures entre os seis ou sete euros (mais um suplemento se for em 3D, o dobro se for 4DX e por aí fora). Nos Cinemas UCI o preço é ligeiramente mais alto por um bilhete normal, mas, se me perguntarem a mim, acho as salas UCI bastante melhores. 

Posto isto, hoje dei por mim a pensar se realmente vale a pena pagar o preço para ir ao cinema... E a única conclusão a que consigo chegar é que vale, se o filme nos interessar muito e for realmente bom. Já vi filmes fantásticos no cinema, e já tive a minha quota parte de más experiências. Por norma, tenho uma lista de alguns critérios (vou partilhá-los em breve) que me ajudam a seleccionar o que ver no cinema, para evitar a vontade de sair a meio, ou a sensação de ter feito o pior gasto de sempre. Evidentemente que estes critérios vão variar de pessoa para pessoa, dependendo sempre do género de filme que mais gostam, se a curiosidade é muita ou pouca, se fizeram alguma pesquisa e acham que vale a pena... É uma experiência óptima e extremamente subjectiva. 

Na verdade, se não fosse o preço dos bilhetes, veria todo o filme possível e imaginário no grande écran. Porque mais que o filme, há a experiência de ir ao cinema. E para quem gosta tanto quanto eu (cinéfilos, acusem-se), é óptimo ir para aquelas salas, ver o filme com aquela qualidade fenomenal e mais ainda a experiência do som - que a menos que tenhamos um mega home cinema, é completamente diferente. Por isso diria que sim, vale SEMPRE a pena ir ao cinema (e se o filme for bom, melhor ainda).



E vocês, que acham sobre este assunto ? Quais os critérios que vos ajudam a escolher o que ver no cinema ?

1 comentário:

Unknown disse...

Pessoalmente, não dispenso ir ao cinema, é e sempre será uma das minhas coisas preferidas! Se há algum filme que me desperta o interesse, vou de certeza ver!

Segui o blog, beijinho :)

wanderlust essence | Instagram | Facebook

Com tecnologia do Blogger.