FESTIVAIS | Preparem-se: Vem Aí o MOTELx

Além do que se passa lá fora, também é relevante falar-vos dos nossos fabulosos festivais de cinema. Sendo um dos mais conhecidos o FANTASPORTO, dedicado a cinema fantástico, temos muitos outros que valem a pena conhecer. Em Setembro decorre, desde 2007, o MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Faltam pouco mais de duas semanas para o seu início... Preparados?

Para a sua décima primeira edição, de 5 a 10 de Setembro, o MOTELx vai trazer a solo português duas lendas vivas do cinema de terror: Roger CormanAlejandro Jodorowsky. Além dos convidados especiais, o festival oferece destaque à retrospectiva que irá fazer sobre "O Estranho Mundo do Terror Latino", integrada nas secções já habituais do festival. Espera-se uma bela selecção de curtas e longas metragens, e ainda eventos como o popular MOTELquiz e as masterclasses de sala cheia.

Vão ser seis dias de cinema, a abrir com o filme Super Dark Times, um filme de Kevin Phillips que relata a história de dois adolescentes com um segredo que os eleva a paranóia e violência desmedidas. Com recepção favorável da crítica especializada, que já comparou Super Dark Times a filmes de culto como Donnie Darko, a sessão de abertura do MOTELx não podia ser mais promissora.

Entre inúmeras sessões de longas e curtas metragens, destaque para os filmes em competição pelo Prémio MOTELx - Melhor Longa de Terror Europeia / Meliès d'Argent - todos eles com estreia nacional durante o festival. Depois podemos contar com as habituais sessões DOC Terror, que este ano conta com os filmes 78/52 e King Cohen, e Serviço de Quarto. Dos 33 filmes seleccionados para o festival, especial atenção para 68 Kill com Matthew Gray Gubler e AnnaLynne McCord nos papéis principais, e Berlin Syndrome, protagonizado por Teresa Palmer. Ainda nesta secção, teremos Cult of Chucky, Killing Ground ou My Friend Dahmer - havendo muito mais por onde escolher.

Além das curtas e longas metragens, ainda é importante falar da secção Lobo Mau, destinada aos mais novos e cujo filme de destaque é O Livro da Vida - uma magnífica obra de animação com uma mãozinha de Guillermo del Toro. E, também, como não podia deixar de ser, os variados eventos, entre masterclasses e workshops - tendo chamado especial atenção a maratona de escrita fora de horas It's Alive, bem como o mítico MOTELQuiz.

Por fim, a 10 de Setembro, foi escolhido como filme de encerramento desta edição do MOTELx o filme IT, de Andy Muschietti. Baseado no best-seller homónimo de Stephen King, é um dos mais antecipados filmes de 2017 no campo do terror - não esquecendo uma anterior adaptação ao cinema em 1990, em que Tim Curry deu vida ao palhaço Pennywise pela primeira vez.

Com uma programação tão apelativa, difícil mesmo será escolher as sessões a que assistir ou actividades em que participar. Como em anos anteriores, os espaços do evento serão o Cinema São Jorge e o Teatro Tivoli, havendo ainda actividades no Museu Coleção Berardo. Os bilhetes para esta edição do MOTELx estarão à venda a partir de amanhã, bem como os horários das sessões, no site oficial do festival. Bons sustos !


6 comentários:

Mariana Marques disse...

Admito que sempre tive muita curiosidade em ir a um festival de cinema, mas nunca tive a oportunidade! Vamos ver se convenço alguém a fazer-me companhia. :)
Beijinhos
littlewonderlandxo.blogspot.pt

Teresa Isabel Silva disse...

Adoro filmes de terror! Se fosse de Lisboa não perdia a oportunidade!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Ana Silva disse...

Passo completamente ao lado pelos filmes de terror :P Não gosto nada!
Love, M
www.blackrosebyannluck.com
Passatempo Avon & Passatempo Jeffree Star Liquid Lipstick a decorrer no blog!

inês retorta disse...

LittleWonderland, se estás por Lisboa, é uma oportunidade que não deves perder - é uma forma muito acessível de conhecer filmes novos e estar sempre por dentro das novidades !

XOXO

inês retorta disse...

Teresa, se estás na zona norte, podes sempre aproveitar o Fantasporto no final de Fevereiro/início de Março. Consulta o site do ICA, existe uma agenda de todos os festivais e festas do cinema disponíveis por esse portugal fora :)

xoxo

inês retorta disse...

Black Rose,

Por isso é que o cinema é uma arte que serve todos os gostos! Desta vez falamos sobre terror, mas também tens aqui sugestões de romance ou comédia ! Aproveita a caixa de pesquisa para encontrares algo que te agrade !

xoxo

Com tecnologia do Blogger.